As 5 maiores cataratas do mundo

Cataratas são grandes quedas d’água com grandes volumes de água.
Neste post destacamos o que pode ser considerado como as 5 maiores cataratas do mundo.
O curioso é que quase todas ficam na divisa entre dois países.


 Cataratas Vitoria – Zâmbia e Zimbabwe

Cataratas Vitoria – Zâmbia e Zimbabwe
As Cataratas Vitória se localizam em uma fenda gigantesca do Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e Zimbabwe. Sua largura mede 1500 m de largura e sua altura máxima é de 128 m, e uma vazão média de 1 milhão de litros por segundo.
O conjunto das quedas faz parte de dois parques: Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya e Parque Nacional de Victoria Falls, inscritos na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em 1989. 
Leia mais sobre as Cataratas Vitória  

Cataratas do Niágara – EUA e Canadá

Cataratas do Niágara – EUA e Canadá
As Cataratas do Niágara recebem as águas do lago Erie e formam o Rio Niágara. Se localizam na fronteira entre a província canadense de Ontário e o Estado americano de Nova York. São as cachoeiras mais famosas da América do Norte recebendo uma média de 20 milhões de turistas por ano.
As três quedas juntas somam um volume médio de 4,5 milhões de litros por segundo. Um bom passeio durante o dia são os navios da Maid of the Mist que, desde 1846, transporta turistas para dentro dos redemoinhos formados pelas cataratas e se aproxima o máximo possível delas.
Leia mais sobre as Cataratas do Niágara

Cataratas do Iguaçú – Brasil e Argentina

Cataratas do Iguaçú – Brasil e Argentina
As Cataratas do Iguaçu, compostas por 275 quedas d’água com alturas entre 60 e 82 m, formadas pelo Rio Iguaçú, fazem a fronteira entre o Brasil e Argentina. É a maior queda-d’água em volume do mundo, com média de 1,3 milhão de litros por segundo.
A área das Cataratas do Iguaçu estão divididas em 2 parques: o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina.
Em ambos os lados as vistas são fantásticas e contam com quilômetros de passarelas, mirantes, passeios de barco, helicóptero, entre outros.
Leia mais sobre as Cataratas do Iguaçú  

Cataratas de Detian – China e Vietnã

Cataratas de Detian – China e Vietnã
As cataratas de Detian se localizam na fronteira da China com o Vietnã, na vila de Shuolong, em Guangxi. São as maiores cataratas do continente asiático, com mais de 100 metros de largura e cerca de 60 metros de altura.
O mês de julho é o período onde o fluxo das águas está mais alto e as cachoeiras ficam mais bonitas, se misturando à paisagem cercada de montanhas e florestas que caracterizam a região.
Leia mais sobre as Cataratas de Detian

Cataratas de Gullfoss - Islândia

Cachoeira Gullfoss - Islândia
Gullfoss é uma poderosa queda d’água localizada no cânion do Rio Hvata, no sudoeste da Islândia. Gullfoss possui uma violenta corredeira na forma de escada, que cai em três etapas e depois mergulha abruptamente em duas outras quedas (11 m e 21 m) para epois cair em uma fenda de 32 m de profundidade.
A fenda tem cerca de 20 m de largura e 2,5 km de comprimento que acompanha o fluxo do rio. A quantidade de água corrente que corre na cachoeira fica entre 140 e 2000 m³ por segundo.
Leia mais sobre Gulfoss – Islândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...