5 platôs incríveis no Brasil

Platô é uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, em cima de uma montanha. Geralmente são topos retos e as faces da montanha são íngremes, constituídas muitas vezes de penhascos.

Veja 5 platôs incríveis no Brasil: 

 Monte Roraima - RR

Monte Roraima - RR
O Monte Roraima é uma montanha espetacular em foram de mesa, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.
Chamada de tepui, este tipo de monte em formato de mesa, é bastante característico do Planalto das Guianas. Isolado por penhascos de até 1.000 metros de altura, seu platô possui vegetação e clima diferente da floresta tropical e da savana a seu redor.
Seu ponto culminante, com altitude de 2810 metros, fica no no estado venezuelano de Bolívar.
Leia mais sobre o Monte Roraima... 

Morro do Pai Inácio - BA

Morro do Pai Inácio - BA
O Morro do Pai Inácio é o platô, de onde se descortina a mais bela vista panorâmica de 360 graus da Chapada Diamantina. Este platô incrível localiza-se no município de Palmeiras, a 22 km do centro da cidade de Lençóis, ao lado da Rodovia BR 242.
Tem 1.120 metros de altitude, e pode ser alcançado facilmente por um acesso de terra com cerca de 1 km e uma subida íngreme de 300 metros. 
Leia mais sobre a Chapada Diamantina... 

 Morro da Igreja - SC

Morro da Igreja - SC
O Morro da Igreja é um dos pontos mais altos de Santa Catarina, com 1822 metros de altitude, sendo considerado o local mais frio do Brasil e lugar habitado mais alto da Região Sul.
O local faz parte do Parque Nacional de São Joaquim, no município de Urubicí e no morro à sua frente fica a formação rochosa Pedra Furada, visível do mirante.
Leia mais sobre o Morro da Igreja...

 Chapada dos Guimarães – MT

Chapada dos Guimarães – MT
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, conta com platôs, cachoeiras, lagoas, cavernas e trilhas com vegetação predominante do cerrado.
No parque há vários platôs delimitados por paredões de coloração alaranjada que contrasta com o verde da vegetação, formando belos cenários.
Leia mais sobre a Chapada dos Veadeiros...

 Falésias de Torres – RS

Falésias de Torres – RS
Falésia é uma formação caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. As falésias de Torres, são penhascos a beira mar, com uma base plana no topo, por isso também são platôs.
O maior dos platôs de Torres é o Morro do Meio, também conhecido como “Morro das Furnas”, que conta com paredões rochosos, escadarias, grutas e uma trilha que atravessa de uma ponta a outra, ligando a Praia da Guarita com a Praia do Cal.
Leia mais sobre os penhascos de Torres... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...